Você entende a diferença entre consumo de massa e consumo sustentável?
A sociedade moderna vive um contraste entre o consumo de massa, descontrolado e danoso ao planeta; e o consumo sustentável, consciente e ecológico. De qual lado você está?
O consumo de massa foi estimulado como resultado do capitalismo e da produção industrial em larga escala, com a aquisição de um grande volume de bens e produtos, sem que fosse feita uma análise da qualidade e da real necessidade das aquisições. Em termos históricos, trata-se de um fenômeno recente, que se tornou popular principalmente no século XIX e se intensificou com o passar do tempo.
Hoje, no entanto, muitas pessoas estão tentando fazer o caminho inverso e retornar ao ponto no qual os cidadãos valorizavam e contribuíam com um consumo consciente e sustentável, principalmente de produtos artesanais, feitos em baixa escala. Esse processo tem sido visto especialmente na área de alimentos e bebidas, na qual a qualidade e o aspecto mais natural, orgânico e saudável têm sido valorizados.
Nos últimos anos, a expressão “reeducação alimentar” ganhou destaque na sociedade. Muitas pessoas entenderam que para ter uma vida saudável, não é necessário se privar. O ideal é apostar em alimentos e bebidas produzidos de forma adequada, sem agrotóxicos e com processos naturais e cuidadosamente planejados. Este é um comportamento importante dentro do consumo sustentável.
Infelizmente, ainda somos um dos países que mais joga comida fora. Para se ter uma ideia, metade do que é colhido no campo, não chega até as nossas mesas. No mundo o problema é ainda maior. Estima-se que todos os anos, quase 1,5 bilhões de toneladas de alimentos vão parar na lata do lixo. É basicamente um terço do que é produzido no planeta.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, os produtos mais descartados são frutas, raízes, hortaliças e tubérculos. Não é necessário ser nenhum gênio para entender que a fome poderia ser resolvida se todos nós aprendêssemos a consumir de forma consciente.
Resolver a falta de comida no mundo é um dos maiores problemas que a sociedade deve encarar nos próximos anos. A cada dia que passa a população aumenta, porém a produção de alimentos não acompanha. A resolução cabe aos países, mas cada um de nós pode colaborar. A mudança é simples e pode ser adotada no dia a dia.
A primeira lição é comprar apenas aquilo que você precisa. Por motivos de conveniência, geralmente as famílias abastecem suas casas uma vez por mês. Compram tudo o que precisam e julgam necessário. O problema é que entre os itens da lista, alguns produtos possuem prazos de validade menores e acabam indo para o lixo em questão de dias, ou ficam esquecidos, lá no fundo da geladeira.
Para evitar que isso aconteça, é possível aumentar a quantidade de idas ao supermercado ou à feira. Quinzenalmente é uma boa opção. Assim, o consumidor consegue comprar produtos mais frescos e evitar o desperdício.
Outra dica de consumo sustentável pode ser adotada na hora de cozinhar. Ao cortar as folhas de uma hortaliça, é possível aproveitar o talo para uma receita diferente. Hoje em dia, a internet está repleta de sites com dicas de reaproveitamento de alimentos. O talo da alface pode ser triturado e misturado à massa de uma torta, por exemplo. Além de responsável, é uma forma de deixar a sua alimentação mais saudável e criativa.
O consumo consciente só vai virar uma realidade se cada pessoa que habita o planeta fizer a sua parte. Mudar um comportamento exige tempo. Por isso, a Sabor da Fonte está empenhada em fazer a sua parte e estimular um consumo responsável entre seus clientes, valorizando os produtos artesanais. Seja um adepto do consumo sustentável!
Além da venda de produtos avulsos, trabalhamos com de Kits de degustação preparados com o intuito de harmonizar o regionalismo com o artesanal.