0

O valor do consumo sustentável e da consciência alimentar

Você entende a diferença entre consumo de massa e consumo sustentável?

notícias consumo sustentável Árvore lâmpada

A sociedade moderna vive um contraste entre o consumo de massa, descontrolado e danoso ao planeta; e o consumo sustentável, consciente e ecológico. De qual lado você está?

notícias consumo sustentável excesso informações

O consumo de massa foi estimulado como resultado do capitalismo e da produção industrial em larga escala, com a aquisição de um grande volume de bens e produtos, sem que fosse feita uma análise da qualidade e da real necessidade das aquisições. Em termos históricos, trata-se de um fenômeno recente, que se tornou popular principalmente no século XIX e se intensificou com o passar do tempo.

Hoje, no entanto, muitas pessoas estão tentando fazer o caminho inverso e retornar ao ponto no qual os cidadãos valorizavam e contribuíam com um consumo consciente e sustentável, principalmente de produtos artesanais, feitos em baixa escala. Esse processo tem sido visto especialmente na área de alimentos e bebidas, na qual a qualidade e o aspecto mais natural, orgânico e saudável têm sido valorizados.

notícias consumo sustentável reeducação alimentar

Nos últimos anos, a expressão “reeducação alimentar” ganhou destaque na sociedade. Muitas pessoas entenderam que para ter uma vida saudável, não é necessário se privar. O ideal é apostar em alimentos e bebidas produzidos de forma adequada, sem agrotóxicos e com processos naturais e cuidadosamente planejados. Este é um comportamento importante dentro do consumo sustentável.

Infelizmente, ainda somos um dos países que mais joga comida fora. Para se ter uma ideia, metade do que é colhido no campo, não chega até as nossas mesas. No mundo o problema é ainda maior. Estima-se que todos os anos, quase 1,5 bilhões de toneladas de alimentos vão parar na lata do lixo. É basicamente um terço do que é produzido no planeta.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, os produtos mais descartados são frutas, raízes, hortaliças e tubérculos. Não é necessário ser nenhum gênio para entender que a fome poderia ser resolvida se todos nós aprendêssemos a consumir de forma consciente.

notícias consumo sustentável campo produção saladas hortaliças

Resolver a falta de comida no mundo é um dos maiores problemas que a sociedade deve encarar nos próximos anos. A cada dia que passa a população aumenta, porém a produção de alimentos não acompanha. A resolução cabe aos países, mas cada um de nós pode colaborar. A mudança é simples e pode ser adotada no dia a dia.

A primeira lição é comprar apenas aquilo que você precisa. Por motivos de conveniência, geralmente as famílias abastecem suas casas uma vez por mês. Compram tudo o que precisam e julgam necessário. O problema é que entre os itens da lista, alguns produtos possuem prazos de validade menores e acabam indo para o lixo em questão de dias, ou ficam esquecidos, lá no fundo da geladeira.

Para evitar que isso aconteça, é possível aumentar a quantidade de idas ao supermercado ou à feira. Quinzenalmente é uma boa opção. Assim, o consumidor consegue comprar produtos mais frescos e evitar o desperdício.

Outra dica de consumo sustentável pode ser adotada na hora de cozinhar. Ao cortar as folhas de uma hortaliça, é possível aproveitar o talo para uma receita diferente. Hoje em dia, a internet está repleta de sites com dicas de reaproveitamento de alimentos. O talo da alface pode ser triturado e misturado à massa de uma torta, por exemplo. Além de responsável, é uma forma de deixar a sua alimentação mais saudável e criativa.

O consumo consciente só vai virar uma realidade se cada pessoa que habita o planeta fizer a sua parte. Mudar um comportamento exige tempo. Por isso, a Sabor da Fonte está empenhada em fazer a sua parte e estimular um consumo responsável entre seus clientes, valorizando os produtos artesanais. Seja um adepto do consumo sustentável!

Conheça nossos Kits

Especialistas em bom gosto

         inconfundíveis e inimitáveis sabores brasileiros          

Além da venda de produtos avulsos, trabalhamos com de Kits de degustação preparados com o intuito de harmonizar o regionalismo com o artesanal.

         

Venha conhecer nossos Kits