0

Dia da Cachaça Mineira

21 de Maio

notícias dia da cachaça mineira barril copo limão

Os fãs de cachaça sabem que Minas Gerais é uma referência nacional na produção da bebida. Por isso mesmo, o Estado tem uma data especial, dedicada inteiramente ao destilado mais famoso do país. Saiba mais!

O Dia da Cachaça Mineira, comemorado em 21 de maio, foi estabelecido pelo ex-governador de Minas Gerais, Itamar Franco, a partir da assinatura de uma lei de 2001 que regulamentou a produção da bebida no Estado. Essa data também marca o começo da safra de cana-de-açúcar em Minas Gerais e, por isso, tem uma importância emblemática para todos os mineiros envolvidos na cadeia produtiva da cachaça.

notícias dia da cachaça mineira barril envelhecida

Atualmente, Minas Gerais produz cerca de 230 milhões de litros de cachaça de alambique ao ano, segundo informações do Centro Brasileiro de Referência da Cachaça, destacando-se como o maior produtor do destilado artesanal. De acordo com a Associação Nacional dos Produtores de Cachaça, o Estado possui aproximadamente 700 alambiques registrados oficialmente no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além dos mais de 4200 alambiques que atuam de maneira informal.

O mercado da cachaça é tão relevante para os mineiros que a bebida produzida no Estado conta com um programa de certificação exclusivo, chamado de “Certifica Minas Cachaça”. A bebida tem se tornado cada vez mais valorizada no segmento do agronegócio e vem conquistando mercados nacionais e internacionais, fazendo sucesso dentro da categoria de produtos artesanais tipicamente brasileiros.

A chamada “economia da cachaça” é extremamente importante para Minas Gerais e também para o Brasil, pois tem movimentado mais de R$ 6 bilhões ao ano no país. A tendência é que este mercado cresça ainda mais, principalmente no setor das cachaças classificadas como gourmet e premium, com produção em baixa escala e sabor apurado.

Uma boa notícia para o segmento é que, hoje, a cachaça brasileira é presença certa nos principais concursos internacionais de destilados, como, por exemplo, no Spirits Selection, considerado o mais importante concurso mundial do setor. Diversas marcas brasileiras de cachaças conquistaram medalhas na edição de 2017, realizada no Chile, colocando o produto nacional em um padrão de excelência.

A bebida destilada mais consumida no Brasil

notícias dia da cachaça mineira drinque caipirinha

A cachaça é considerada a bebida destilada mais consumida no Brasil, e também é uma das mais conhecidas no exterior, graças à popularidade da caipirinha brasileira, um drink apreciado por muitos estrangeiros. Neste contexto, o Estado de Minas Gerais tem uma relevância singular, pois está no topo da preferência do consumidor, graças à sua tradição na produção de uma das melhores cachaças artesanais do país.

Duas marcas que se destacam são as mineiras Cachaça Colombina e Cachaça Vale Verde. A Cachaça Colombina é tipicamente mineira e vem sendo produzida, desde 1920, em pequenas safras da Fazenda do Canjica, localizada na cidade de Alvinópolis. Já a Cachaça Vale Verde também é uma bebida artesanal mineira, produzida desde 1985, envelhecida por três anos em barris de carvalho europeu e com sabor único.

A Sabor da Fonte parabeniza todos os trabalhadores e empreendedores da cachaça artesanal mineira e reforça seu compromisso em vender e divulgar esse importante produto, que faz parte da cultura e da história nacional!

Feliz Dia da Cachaça Mineira!

Conheça nossos Kits

Especialistas em bom gosto

         inconfundíveis e inimitáveis sabores brasileiros          

Além da venda de produtos avulsos, trabalhamos com de Kits de degustação preparados com o intuito de harmonizar o regionalismo com o artesanal.

         

Venha conhecer nossos Kits