0

Dia Nacional do Índio

19 de abril

notícias crianças dia nacional do índio

Os índios brasileiros têm um papel emblemático e uma grande importância na história do país. Além de terem sido os primeiros habitantes do Brasil, os índios são responsáveis por oferecer ao povo brasileiro uma herança cultural expressiva e um legado de preservação e respeito à natureza.

A influência indígena é vista em diversas situações do cotidiano, como no ensino do folclore, das lendas e das tradições das tribos brasileiras nas escolas, na gastronomia, na medicina e, até mesmo, no português falado no Brasil, que teve grande contribuição da língua tupi-guarani na formação de seu vocabulário.

Como forma de homenagear os povos indígenas, em 1943, o então presidente Getúlio Vargas assinou um decreto criando o Dia do Índio, comemorado anualmente em 19 de abril. Essa data já havia sido proposta por grupos indígenas durante o Congresso Indigenista Interamericano, que aconteceu em 1940, no México. A data foi criada com o objetivo de incentivar a valorização da cultura indígena.

Por que é importante celebrar o Dia do Índio?

notícias urucum coral dia nacional do índio

Informações do IBGE, do censo de 2010, mostraram que existem mais de 896 mil índios vivendo em diferentes regiões do Brasil, sendo mais de 240 povos diferentes. Estimativas indicam ainda que, no mundo, existam mais de 370 milhões de índios.

Todos estes povos tiveram e ainda têm extrema relevância na composição da história de diversas nações. No continente americano, por exemplo, os índios somam mais de 400 etnias. México, Guatemala, Bolívia, Equador, Peru e Brasil são os países com as populações indígenas mais expressivas.

Diante destes dados, é possível perceber que a importância de celebrar o Dia do Índio está justamente na possibilidade de reforçar as discussões sobre os direitos dos povos indígenas e a necessidade da elaboração de políticas públicas que preservem a cultura, a forma de vida e os valores dos índios no Brasil e no mundo.

O legado dos povos indígenas no Brasil

notícias rio amazonas dia nacional do índio

Os índios têm uma forte conexão com a natureza e, por isso, sempre se dedicaram à preservação das florestas e dos recursos naturais. A sabedoria destes povos deixa evidente a necessidade de cuidar do patrimônio ambiental do planeta, valorizando as fontes de água doce, a fauna, a flora e a biodiversidade.

Felizmente, esse posicionamento do índio em relação à natureza e ao meio ambiente já tem influenciado diversas áreas da sociedade, além de empresas e instituições que atualmente trabalham com engajamento à causa da sustentabilidade.

A Sabor da Fonte, por exemplo, é uma empresa que compartilha dos valores e da sabedoria indígena no que diz respeito à valorização do planeta, da vida e de seus habitantes. Atuando com uma forte conexão com os produtos nacionais, com a cultura brasileira e a produção artesanal, a Sabor da Fonte tem em seu DNA o mesmo amor e respeito à natureza que os índios brasileiros tanto valorizam e incentivam.

Por isso, nesse Dia 19 de Abril, prestamos todas as homenagens a estes povos que formaram o Brasil e que ajudaram a moldar a cultura, os valores e a história de nosso país!

Feliz Dia do Índio!

Conheça nossos Kits

Especialistas em bom gosto

         inconfundíveis e inimitáveis sabores brasileiros          

Além da venda de produtos avulsos, trabalhamos com de Kits de degustação preparados com o intuito de harmonizar o regionalismo com o artesanal.

         

Venha conhecer nossos Kits