0

Dia Nacional do Vinho

Aproveite o Dia Nacional do Vinho para prestigiar as vinícolas brasileiras!

notícias dia nacional do vinho servindo vinho taça bandeira brasil

Atualmente, o Brasil apresenta para o mercado nacional e internacional vinhos feitos principalmente nas regiões do Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco, sem contar as inúmeras vinícolas pequenas espalhadas pelo país, com produções artesanais, verdadeiras obras de arte fechadas à rolha. O país já cultiva com destaque uvas dos tipos Vitis Vinífera, que dão origem a vinhos finos; e Vitis Labrusca, que resultam em vinhos suaves.

Resumidamente, a história do vinho no Brasil começou por volta de 1530, com um produtor de uvas e viticultor chamado Brás Cubas. O fidalgo, nascido no Porto, foi o primeiro viticultor do país, tendo trabalhado com vinho perto de São Paulo e de Mogi das Cruzes, onde havia vinhedos fartos, todos dedicados aos vinhos rústicos.

Com a chegada dos holandeses ao Brasil também houve uma intensiva plantação de uvas e produção de vinhos no nordeste, principalmente para suprir a necessidade da população local, nas quais estavam padres, nobres e estrangeiros.

Em 1824, devido à política de povoação nacional, os imigrantes alemães se instalaram em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul; enquanto os italianos chegaram à Serra Gaúcha por volta de 1870. Lá, no frio da cidade de Bento Gonçalves e de outros municípios próximos, a indústria brasileira do vinho conquistou uma força tremenda, graças à dedicação da população local, à criação de cooperativas e ao conhecimento europeu na produção de vinhos.

Os vinhos mais produzidos em cada região do Brasil

notícias dia nacional do vinho taças vinho mapa antigo brasil

São Joaquim e Bom Retiro, SC – Região produtora de vinhos das uvas Chardonnay e Cabernet Sauvignon.

Campos de Cima da Serra, em Vacaria, RS – Região que entrega um dos vinhos mais aromáticos do Brasil, obtido com as uvas Cabernet Sauvignon e Merlot. A Cabernet Franc também é plantada na região, principalmente para vinhos mais simples, mas não menos deliciosos. As uvas brancas que se destacam são a Sauvignon Blanc e a Malvasia.

Vale dos Vinhedos, RS – Região que compreende Bento Gonçalves, Garibaldi, Flores da Cunha e outras cidades que produzem as uvas Merlot, Pinot Noir, Cabernet Franc, entre outras. Nesta região, são produzidos os vinhos das marcas mais conhecidas do mercado nacional. A maior produção brasileira de vinhos finos se concentra nessa área devido a dois fatores fundamentais para grandes volumes: clima e solo favoráveis.

Região da Campanha, RS – Região de divisa entre Brasil e Uruguai, produtora das uvas Tannat, Gewürztraminer, Merlot, Chardonnay e Riesling, que têm garantido ótimas surpresas para os consumidores nacionais.

Vale do São Francisco, Nordeste – Diversas uvas estão sendo plantas e fornecendo vinhos excelentes nessa região, obtidos principalmente de Moscatel, Cabernet Sauvignon, Syrah, Ruby Cabernet, Petit Syrah e Tannat.

Estado de São Paulo – Algumas cidades paulistas também estão produzindo vinhos esplendorosos, desde vinhos de boutique, em pequena quantidade e mais delicados; até vinhos para serem distribuídos no mercado, em quantidades maiores. A região da Serra da Mantiqueira, de clima ameno e agradável, também tem gerado vinhos excelentes, em especial os da cidade de Espírito Santo do Pinhal, com uvas Syrah e Cabernet Sauvignon.

Cenário atual da produção de vinho no Brasil

notícias dia nacional do vinho colheita uvas

Em 2017, a exportação de vinhos brasileiros cresceu quase 170%, seguindo na contramão da crise interna, de acordo com dados obtidos pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho. Para ter uma ideia desse crescimento, o maior produtor do país, o Rio Grande do Sul, obteve mais de 485 milhões de litros da bebida em 2017.

Para este ano, o cenário também é de bastante otimismo, seja para empresas de grande escala ou para produtores de rótulos artesanais, que prezam pela qualidade e por aromas e sabores singulares. Conheça os rótulos artesanais vendidos pela Sabor da Fonte e comemore o Dia Nacional do Vinho em grande estilo!

Conheça nossos Kits

Especialistas em bom gosto

         inconfundíveis e inimitáveis sabores brasileiros          

Além da venda de produtos avulsos, trabalhamos com de Kits de degustação preparados com o intuito de harmonizar o regionalismo com o artesanal.

         

Venha conhecer nossos Kits